![]() |
Alunos do 5º ano pesquisando na internet. |
![]() |
Alunos do 5º ano pesquisando na internet. |
A Mineração.
Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água.[1][2] A mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos., Outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos todos os dias. Pode-se, sem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização atual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, fato do qual a maioria de nós nem sequer se percebe.
A imagem um tanto negativa desta atividade junto da sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se, sobretudo aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente (sobretudo os negativos) e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos.
Por último, não nos podemos esquecer que a capacidade desta atividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita, pois muitos dos recursos minerais explorados são, pelo contrário, bastante finitos.
A História da Pesca.
Desde que há memória que a pesca sempre fez parte das culturas humanas, não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida, fornecendo identidade a inúmeras comunidades, e como objeto artístico. A Bíblia tem várias referências à pesca e o peixe, tornou-se um símbolo dos cristãos desde os primeiros tempos. Uma das atividades com uma história mais longa é o comércio de bacalhau seco entre o norte e o sul da Europa, que começou no tempo dos vikings há mais de 1000 anos.
Segundo os pescadores a Lua exerce influência na pesca, assim podemos classificar as fases da Lua da seguinte forma: lua cheia – ótima para pesca; lua minguante – boa para pesca; lua nova – ótima para pesca e lua crescente – regular para pesca.
Importância econômica
Apesar de ser um alimento de excepcional valor nutritivo, nem sempre o pescado recebe valor proporcional no mercado. O Brasil, com 5 kg de consumo per capita, não tem valores condizentes com o de um país de sete mil e quinhentos quilômetros de costa e imensas bacias hidrográficas. Para efeito comparativo, o índice anual do Senegal é de 37 kg, o do Canadá de 16 kg e o do Japão de 65 kg.
Extrativismo.
O termo extrativismo em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, ou seja, de origem mineral (exploração de minerais) animal (pela carne, óleos) ou vegetal (mandioca, folhas, frutos...). Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, ou seja, estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral é a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria praticada através dos tempos por todas as sociedades. Já no século xx com o avanço das tecnologias e do crescimento populacional, o homem começou a perceber que está matéria-prima oriunda dos recursos naturais eram esgotável desta maneira surgiram novas
Nenhum comentário:
Postar um comentário